Como começar meu blog? Escolhendo a plataforma certa

Como começar meu blog? Escolhendo a plataforma certaQuando iniciamos um projeto pela primeira vez, costumamos cometer vários erros muito comuns devido à falta de experiência na criação de sites ou blogs. Sempre nos perguntamos como iniciar meu blog ou projeto web? São erros muito comuns, por exemplo, escolher uma hospedagem ou um tema de CMS gratuito para nos poupar algum dinheiro, entre muitos outros. Mas para isso criámos este blog, para que saibas que tens de fazer sem erros.


Para iniciar nosso projeto, uma vez escolhido o tema do nosso blog    , devemos nos perguntar sobre qual plataforma criá-lo. Se você está começando no mundo dos blogs deve saber que não é necessário começar a criar um blog ou um site do zero conhecendo linguagens de programação para desenvolver nosso projeto. Há uma infinidade de plataformas gratuitas de criação de conteúdo ( CMS , em inglês C content M management S system) que facilitam muito a vida de quem quer criar um site ou blog com o mínimo de conhecimento e com vontade de aprender a cada dia uma coisa nova. Entre as plataformas mais famosas estão WordPress , Blogger, Joomla, Drupal... etc. Há também CMS que nos permite criar uma loja online com muita facilidade.


Bem, uma vez visto que existem plataformas de gerenciamento de conteúdo ou CMS que nos ajudarão a criar nosso blog com facilidade, devemos escolher qual delas ficaremos para o nosso blog. Devemos ver qual deles melhor se adapta às nossas necessidades. Aqui apresentarei os dois gerenciadores de conteúdo que, a meu ver, são melhores para o desenvolvimento de blogs e que podemos configurar à medida que nosso projeto cresce. As plataformas que vou explicar serão WordPress e Blogger. Existem outras alternativas gratuitas, como o WordPress.com,    que podem ser muito úteis para começar. O problema é que é muito limitado em comparação com as duas alternativas anteriores.





WORDPRESS

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito focado na criação de um blog, web ou até loja online, portanto, se nosso blog crescer, podemos ser implementados de acordo com nossas necessidades. Desenvolvido em PHP e MySQL, sob licença GPL. É o gerenciador de conteúdo ou   CMS mais popular entre os blogueiros por causa de suas grandes vantagens sobre os outros, tem uma grande comunidade por trás, com um número incontável de plugins que nos permitirão moldar nosso blog à medida que avançamos com ele.


VANTAGENS DO WORDPRESS

  • É uma plataforma gratuita
  • A curva de aprendizado é muito rápida para todos os usuários, independentemente do nível.
  • Sem conhecimento de programação, resultados espetaculares podem ser alcançados.
  • Tem um grande número de plugins que nos ajudarão a projetar nosso blog
  • Tem uma ótima otimização de SEO para otimização de mecanismos de busca.


DESVANTAGENS DO WORDPRESS

  • Sua deve contratar uma hospedagem e domínio e instalar.
  • No começo pode parecer complicado, mas só no começo
  • Temas gratuitos são limitados em suas funções. No final, quase todo blogueiro acaba comprando um tema para seu blog.

BLOGGER

Esta é a plataforma gratuita oferecida pelo Google para a criação do nosso blog. Tem uma vantagem muito boa e é muito simples de usar, principalmente se você é iniciante, é muito intuitivo, o custo de criar um blog aqui é zero e o melhor é que não precisamos realizar nenhuma instalação para usá-lo. Também tem suas desvantagens e é que você precisa ler os termos e condições do Google, de um dia para o outro você pode fechar o blog sem qualquer contemplação, perdendo todo o trabalho feito do dia para a noite, pois você não possui o conteúdo feito. Sempre leia tudo bem antes de aceitar.


VANTAGENS DOS BLOGGERS

  • É uma plataforma gratuita 
  • É muito simples de usar, não importa o nível que você tenha, usando-o alguns dias e você saberá como lidar com os Bloggers com um pouco de facilidade.
  • Podemos mudar sua aparência facilmente.


BLOGGER DE DESVANTAGENS

  • Não é tão otimizado quanto o WordPress para SEO .
  • Integração com todas as contas do Google.
  • Alguns plugins para o nosso blog. O Google pode fechar o blog se você der explicações, pois em seus termos e condições eles não diga que os dados não são nossos!


COM QUAL EU FICAR?

De acordo com a minha experiência pessoal, e depois de experimentar várias plataformas em diferentes projetos, pude ver os prós e contras dos gerenciadores de conteúdo ou CMS mais famosos, e no final verifiquei que fazer um blog pessoal e um site não muito complexo, a melhor plataforma é o WordPress. Possui uma grande comunidade atrás da qual podemos tirar nossas dúvidas, é muito otimizado em termos de SEO e em pouco tempo seremos usuários avançados no gerenciamento do WordPress. Outro ponto é que com o WordPress podemos criar blogs, sites e lojas online com muita facilidade, então se nosso projeto crescer podemos implementar os plugins necessários para atender às nossas necessidades.

Agora você decide, com qual plataforma prefere desenvolver seus projetos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Snapchat em breve permitirá que usuários transformem seus NFTs em filtros

Ferramentas de e-mail marketing que aumentam o tráfego na web