15 Componentes de Hardware de Computador e Suas Funções

Este é um ótimo lugar para começar se você quiser começar a aprender sobre computadores. Não é apenas um bom ponto de entrada, mas também é algo bom de saber por curiosidade. Aprender sobre as partes de um computador e suas funções o ajudará a entender todos os componentes vitais que compõem um computador.

Saber quais são as partes de um  componente de hardware de computador é ótimo, mas explicaremos a função de cada parte, o que lhe dará uma compreensão mais firme delas. Neste post, descreverei os vários componentes de hardware de um sistema de computador.

Se você ler este artigo com atenção, entenderá tudo sobre os componentes de hardware do computador. Eu garanto, depois de ler este artigo você não precisa ler outro artigo. Na verdade, nossos leitores estão satisfeitos com esta postagem no blog.


O que é Hardware de Computador?

Hardware de computador é a parte de hardware de um sistema de computador. Em palavras simples, apenas a parte do sistema de computador que podemos ver ou tocar é chamada de hardware do computador.

O hardware do computador é geralmente chamado de hardware . Hardware de computador ou traduzido para indonésio; O hardware do computador é uma parte importante do nosso sistema de computador, sem a qual um computador está incompleto. Você não pode usar um computador sem hardware e sem hardware, não haveria sistema de computador ou construção.

Espero que você entenda com uma breve explicação do significado deste hardware de computador. Depois disso, aqui vou explicar sobre quais componentes de hardware do computador  você precisa conhecer.


Quais são os componentes de hardware do computador?



Existem vários tipos de componentes de hardware de um sistema de computador, que descreverei abaixo junto com  exemplos de hardware.

A seguir estão vários componentes de hardware do computador que você deve conhecer:

  • Mouse
  • Teclado
  • Monitor
  • Placa-mãe
  • CPU
  • Memoria RAM
  • Memória ROM
  • Drive de disco rígido
  • Drive óptico Sistema de E/S
  • Fonte de energia
  • Portas externas
  • Ventilador da CPU
  • Placa de som
  • Controlador de exibição de vídeo


Componentes básicos de hardware de um sistema de computador

Os componentes de hardware mais importantes são placa-mãe, CPU, memória RAM, fonte de alimentação, controlador de exibição de vídeo, sistema IO, barramento e unidade de disco rígido. Algumas das peças normais de hardware que você vê, como mouse, teclado, monitor e CPU, são os componentes básicos de um computador.

A seguir está uma imagem do hardware do computador, juntamente com seus nomes e funções:


1. Mouse

Um mouse é um dispositivo de entrada de hardware usado para mover o cursor ou ponteiro na tela do computador.

Ele também pode ser usado para executar programas de computador, selecionar itens em interfaces gráficas de usuário e manipular objetos no mundo do computador.

Alguns exemplos comuns de como ele pode ser usado são clicar em botões, rolar a tela para cima e para baixo, selecionar arquivos, abrir pastas e assim por diante.


2. Teclado

Um teclado é um dispositivo de entrada que você usa para inserir dados em um computador. Estes também são chamados de dispositivos de entrada para o seu computador. Os teclados são usados ​​com PCs, laptops, tablets e outros dispositivos.

Existem muitos tipos de teclados, mas o mais comum é o teclado QWERTY. Um teclado QWERTY tem todas as letras em ordem alfabética. Isso é diferente de alguns outros tipos de teclado, como o teclado Dvorak ou Colemak.

Por exemplo, este teclado tem teclas organizadas de forma diferente do que você está acostumado a ver em um teclado QWERTY. E isso significa que digitar neste teclado parecerá digitar em outro idioma no início! Mas não se preocupe - uma vez que você se acostuma, parece natural!


3. Monitor

Os computadores pessoais usam monitores para exibir dados, executar software e interagir com os usuários.

Um monitor é um display visual eletrônico que está conectado ao seu computador ou laptop. Ele é usado para exibir imagens, texto, vídeos, jogos, páginas da web e muito mais.

Os monitores estão disponíveis em vários tamanhos, dependendo das necessidades da pessoa que os utiliza. Existem muitos tipos de monitores de computador. Os tipos mais comuns de monitores são CRT (tubo de raios catódicos), LCD (tela de cristal líquido) e LED (diodo emissor de luz).


4. Placa-mãe

A placa-mãe é a espinha dorsal de um sistema de computador que desempenha um papel muito importante. Esta é a unidade central de processamento ou CPU. Ele conecta todos os outros componentes, como memória e placa gráfica, à fonte de alimentação.

A placa-mãe é onde todos os cabos estão conectados e também onde você coloca a RAM, que é a memória de trabalho do seu computador. A placa-mãe é o que torna uma máquina diferente da outra.

As placas-mãe consistem em minúsculos transistores que controlam o fluxo de eletricidade através de caminhos de cobre em sua superfície. Esses transistores são chamados de circuitos integrados ou CIs.


5. CPU (Unidade Central de Processamento)

O hardware do computador que é referido como o cérebro do computador é chamado de CPU ou uma abreviação de Unidade Central de Processamento é o cérebro do computador. A CPU processa informações e executa programas.

Funciona como uma unidade de controle que executa o programa de acordo com as instruções em sua memória de programa.

A CPU contém elementos como registradores, unidade lógica aritmética (ALU) e lógica de controle para instruções de sequenciamento.


6. RAM (Memória de Acesso Aleatório)

RAM ou uma abreviação de Random Access Memory é um tipo de memória de computador que armazena informações para que a CPU possa acessá-las diretamente e se conectar ao sistema do computador.

Os sistemas de computador usam a memória principal para armazenar dados e programas. Quanto mais RAM você tiver, mais dados seu sistema poderá processar ao mesmo tempo.

Isso resultará em uma operação mais eficiente em seu computador, o que significa melhor desempenho para os usuários.


7. ROM (Memória Somente Leitura)

ROM ou significa Read Only Memory é uma abreviação de um tipo de chip de memória que pode ser lido pelo sistema, mas não gravado.

Em outras palavras, é uma forma de armazenamento de dados que não pode ser alterada uma vez programada.

Às vezes, é chamada de memória "não volátil" porque as informações armazenadas persistirão mesmo que não sejam ativadas ou usadas.

A ROM é frequentemente usada para armazenar instruções básicas de inicialização do computador e certos tipos de dados, como o sistema de computador de bordo do seu carro e as tabelas de dados da calculadora.


8. Unidade de disco rígido

O hardware do computador que funciona para armazenar dados é o disco rígido. Uma unidade de disco rígido é uma peça de hardware dentro de um computador que armazena informações. Ele é usado para armazenar software e dados em um local seguro, que pode ser acessado quando necessário.

Com o armazenamento magnético, não há partes móveis - ao contrário dos reprodutores de CD ou DVD, onde você precisa mover o disco para acessar os dados.

Você pode pensar nisso como um "armário" onde todos os seus pertences são armazenados com segurança.

Contanto que você tenha o poder, você pode obter suas coisas quando precisar.


9. Unidade Óptica

Unidades ópticas são usadas em PCs para ler e gravar CDs e DVDs. A unidade óptica lê os dados do disco, que podem ser convertidos em um arquivo digital que pode ser lido por um computador.

Isso facilita o backup de arquivos, a reprodução de músicas ou filmes ou a cópia de dados de um disco para outro.

O termo "CD" refere-se ao Compact Disc, que é o tipo mais comum de unidade óptica em computadores modernos.

Eles são frequentemente usados ​​para instalar software em seu computador, mover dados entre computadores ou escrever novos programas.


10. Sistema de E/S

Um sistema IO é um conjunto de dispositivos usados ​​para acessar dados.

Existem três partes principais de um sistema IO: 

  • entrada,
  • saída
  • armazenar

Dispositivos de entrada, também chamados de periféricos de entrada, geralmente são dados que são inseridos pela primeira vez em um computador.

O dispositivo de saída é onde os dados são exibidos. Dispositivos de armazenamento armazenam dados para que eles não precisem estar na memória ou serem processados ​​pela CPU.


11. Fonte de alimentação

Uma fonte de alimentação é um dispositivo elétrico que fornece a energia necessária para operar um computador.

Os computadores são alimentados por eletricidade, e a fonte de alimentação desempenha um papel na conversão de corrente alternada (AC) de uma tomada elétrica para corrente contínua (DC).

A fonte de alimentação em um computador pode ser um componente interno ou externo.

É muito importante certificar-se de que sua fonte de alimentação funciona corretamente.


12. Portas Externas

As portas externas são usadas para conectar seu computador a outros dispositivos, como impressoras e alto-falantes, entre muitos outros.

No entanto, nem todas as portas externas são iguais. Você encontrará diferentes tipos de portas em laptops e desktops que permitem usá-los de maneiras diferentes.


13. Ventilador da CPU

CPU Fan no computador é um componente muito importante para o seu PC.

Se o ventilador da CPU não estiver funcionando corretamente, seu computador superaquecerá e poderá causar danos a outros componentes.

A ventoinha da CPU ajuda a resfriar a CPU e outras partes internas do computador.

Ele também fornece pressão negativa e remove poeira e sujeira de dentro.


14. Placa de som

Uma placa de som é um chip de computador que processa e amplifica o som. Isso emite um sinal para alto-falantes, fones de ouvido ou outros dispositivos de saída.

As placas de som também podem ser chamadas de "placas de som" ou "placas de áudio". Um computador com placa de som é capaz de reproduzir arquivos digitais de música e vídeo, bem como síntese de fala.

As placas de som foram originalmente fornecidas como um dispositivo externo para computadores domésticos na década de 1980.

Com o desenvolvimento dos microprocessadores, os recursos de som foram integrados às placas-mãe durante a década de 1990.

Hoje, a maioria dos computadores tem isso embutido.


15. VDC (Controlador de exibição de vídeo)

Um controlador de exibição de vídeo (às vezes abreviado para VDC) é um circuito encontrado em placas de vídeo, que controla a saída de vídeo de um computador.

O controlador é responsável pela formatação dos dados enviados ao monitor ou TV.

Os controladores de exibição de vídeo podem ser implementados com circuitos integrados na placa-mãe ou uma placa separada conectada à placa-mãe por meio de slots.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Snapchat em breve permitirá que usuários transformem seus NFTs em filtros

Ferramentas de e-mail marketing que aumentam o tráfego na web

Como começar meu blog? Escolhendo a plataforma certa